Mas um plano de aula, que foi desenvolvido por alunos do 4º A no CESJA
Objetivo
_Ajudar a criança, a
desenvolver de forma pratica e educativa duas operações (subtração e adição)
_ Mostrar aos alunos,
que há maneiras fáceis de aprender a matemática.
Conteúdo
Adição e
Subtração
Serie:
1ª serie 2º ano
Recursos
Didáticos:
__10 Cartas com
números de 0 a 10
__4 Cartas (2 com o
sinal de mais e 2 com o sina de Menos)
__Pequenos
papeizinhos cortado, em quantidade de alunos que estarão na sala!
Procedimento
O nome da brincadeira
é “Armando a Continha”
Nessa brincadeira
iremos trabalhar a adição e a subtração.
Para começar a
brincadeira o aluno deve ir até a mesa do professor, e pegar um dos
papeizinhos, quando todos estiverem com os papeizinhos em mãos irão sentar no
chão formando uma roda.
O Professor irá pedi
que os alunos abram seu papelzinho. Logo depois irá perguntar: “quem esta com o
numero 1?”.
Quem estiver com o
numero 1 começa a brincadeira, em seguida o jogador que estiver com o numero 2,
depois o 3 e assim sucessivamente!
As cartas com os
números de 0 a 10 e as cartas com os sinais de mais e menos ficaram viradas no
meio da roda, para que os participantes não vejam o que esta por trás das
mesmas. As cartas com os números serão diferente das cartas com sinais!
O jogador deve pegar
uma carta que representará um numero, e em seguida pegar uma carta que
representa um sinal, e mais uma vez pegar outra carta que represente um numero,
logo depois deve juntar essas cartas. As cartas juntas representarão uma continha
Ex:3+1...
Depois de juntar as
cartas o aluno terá que responder o resultado da continha! Quem errar vai
saindo... A segunda rodada começa quando todos os alunos já estiverem jogado...
Na segunda rodada ficará um pouco difícil, pois as continhas serão de 3 números
Ex: 5+6-2 ... Os outros que erraram, o professor irá explicar melhor o
conteúdo, quando a brincadeira acabar!
O vencedor é aquele
que acertar todas, e ser o ultimo a sair!
Avaliação:
O Professor irá
observar o desempenho do aluno, ao responder as continhas!
Nenhum comentário:
Postar um comentário